Realização da 2ª Conferência Municipal de Juventude
Foi realizada na cidade de Barra do Piraí, no dia 11 de outubro (quarta-feira), a 2ª Conferência Municipal da Juventude do município de Barra do Piraí.
O encontro que aconteceu no Royal Sport Clube contou com a presença dos vereadores Kátia Miki, Paulinho do Royal, Paulista dos Pets e Pedrinho ADL, secretários e representantes de diversos órgãos envolvidos como: Secretaria Municipal de Educação, na pessoa do secretário Wanderson Lemos, a OAB Jovem-BP, UBES, CMDCA, e o Diretório Central de Estudantes/UGB-FERP. Também estiveram presentes a especialista em Políticas Públicas para a Juventude, Thaís Nascimento, representando a Secretaria Estadual de Juventude e Envelhecimento Saudável, e a presidente do Forjuve/RJ, Larissa Garcez, que em declaração disse:
“Testemunhamos propostas concretas e uma percepção sensível de jovens de muitas comunidades, pontuando a felicidade de serem ouvidos pela primeira vez. Barra do Piraí foi o segundo município do médio Paraíba a realizar conferências e deu um verdadeiro show de mobilização e organização com mais de 135 inscritos, elegendo 02 delegados para representar a cidade na 4ª Conferência Estadual da Juventude que ocorrerá no final do mês de outubro na capital”, disse a presidente do Forjuve/RJ.
Também, durante sua fala a vereadora Kátia Miki, umas das organizadoras da realização, disse:
“Barra do Piraí não tem um órgão municipal que discuta diretamente e construa políticas públicas para a juventude. Por isso, procurei a Larissa e solicitei que o Forjuve/RJ realizasse uma Conferência Municipal para que possamos escutar os nossos jovens, entender seus anseios e usar o nosso mandato na Câmara Municipal para solicitar ao prefeito a construção de programas e ações específicas”. Kátia Miki, 2023.
Dentre os assuntos abordados na Conferência destacaram-se os seguintes temas: a criação de uma coordenadoria municipal de Juventude, a construção de projetos culturais de incentivo à brincadeiras nos bairros e projetos educacionais abordando a liberdade de expressão, educação sexual, combate ao racismo e inclusão, a expansão de cursos profissionalizantes, e a ampliação de programas de saúde mental, com acesso a terapia nas escolas.
De acordo com a presidente do Forjuv/RJ, a 4ª Conferência Estadual da Juventude ocorrerá no final do mês de outubro na capital do Estado do Rio de Janeiro.